Nossa História

A Escola Evolução foi idealizada por duas professoras, ambas funcionárias públicas na época, que exerciam o magistério há mais de 8 anos: professora Hânia Maria de Souza Brito e professora Francisca Edite Figueirêdo, cuja experiência na área educacional, valeu como incentivo e motivação para que pudessem implantar uma escola, preocupada não somente com a transmissão de conteúdos, mas com a formação integral do aluno, preparando-o para a vida e despertando no mesmo um espírito crítico e inovador, um ser humano consciente questionador e participativo.

Surge assim em 21 de fevereiro de 1994 a Escola Autonomia que em 2007, passa a se chamar Escola Evolução.

Na sua fundação a escola funcionava em um prédio alugado na rua C, em frente à Praça Mahatma Ghandi, com 2 (duas) turmas de Educação Infantil (2° e 3° períodos) e 2 (duas) turmas do Ensino Fundamental (2º e 3º ano) contando apenas com 40 alunos no total. Seu quadro de funcionários era composto pelas professoras: Itanira Maria, Antônia de Maria Furtado e Zoraima Cortes Barros, além das proprietárias (Hânia e Edite).

Algumas pessoas, acreditando nesta nova proposta de Educação, colaboraram com essa ideia.

Nossa Missão

Assegurar um ensino de qualidade para desenvolver uma visão crítica do mundo, em um ambiente de intensa criatividade e respeito pelo outro.

A missão educacional da Escola Evolução se baseia nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida da comunidade que ela está inserida.

Para cumprir esta missão a escola trabalha com valores que fundamentam a vida como: ética, respeito, cooperação e responsabilidade criando condições para que o aluno se desenvolva integralmente.

Durante o tempo que o aluno estiver na escola desejamos que ele:

Aprenda a conhecer

Aprenda a fazer

Aprenda a conviver

Aprenda a ser

Quatro pilares da educação (UNESCO- 1999)

Para desenvolver essa proposta contamos com pontos essenciais:

- Equipe de funcionários composta por profissionais qualificados e dedicados, que trabalham seriamente para fazer uma escola que seja ao mesmo tempo organizada, criativa e agradável;

- Inglês à partir do 1º ano e Inglês e Espanhol do 6º ao 9º ano;

- Professores preparados e atualizados com as novas tendências educacionais;

- Conteúdos trabalhados de forma dinâmica através de projetos voltados para a formação integral do educando, abordando temáticas como: cidadania, meio ambiente, família, trânsito, saúde, cultura, literatura e solidariedade;

- Atenção e formação ética de nossos alunos, porque acreditamos que nada se constrói sem compromisso e determinação;

- Sala de estudos interligada a internet;

- Plantões individualizados com professor da disciplina;

- Sala de aula com lousa interativa;

- Psicopedagogia escolar.

Coordenação Pedagógica

A coordenação pedagógica está dividida em três setores: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Compete a coordenação pedagógica:

- Organizar, planejar, coordenar, acompanhar e avaliar todo processo de ensino-aprendizagem, atuando diretamente com o corpo docente da escola;

•- Atender e orientar os alunos, diagnosticar o processo de aprendizagem dos mesmos, realizando um trabalho integrado com pais e professores.